Avaliação das Experiências de Educação de Jovens e Adultos de Santa Catarina
Abstract
Para avaliar as experiências de educação básica de jovens e adultos foi desenvolvida, nos anos 1989-1990, esta pesquisa com representantes da Secretaria de Estado da Educação e Universidade Federal de Santa Catarina engajados no processo de definição de novas políticas para a alfabetização e a educação básica de jovens e adultos. Considerando que nos últimos anos vem aumentando a busca pela escola supletiva, principalmente por alunos oriundos do ensino público que ficaram à margem ou passaram pelo processo escolar sem completar a alfabetização e a educação básica, pretende-se analisar questões que dizem respeito à qualidade física e pedagógica das escolas supletivas de 1º grau e as suas condições de ensino. Assim, foram amostradas 14 escolas de ensino supletivo, nove responsáveis técnico-administrativos, 49 professores e 290 alunos. Das 14 escolas amostradas, cinco são escolas particulares, oito estaduais e uma federal. Visando o alcance dos objetivos da pesquisa, foram levantadas informações sobre as características gerais das escolas e sua organização (planejamento, supervisão e avaliação); as características individuais dos alunos (situação de trabalho, relação trabalho/curso de rendimento escolar); e as características do professor (dados de identificação, situação funcional, formação e experiência de trabalho).