"Três, dois, um, link!"Os resultados do Big Data Monitoring mostram que, nos 10 meses de 2023, as vendas de transmissão ao vivo do meu país excederam 2,2 trilhões de yuan, um aumento de 58,9%ano -em ano, representando 18,1%das vendas de varejo de rede.
No entanto, questões como publicidade falsa, escassez de produtos de curto prazo, cobrança secundária, fraude de dados, dificuldades em assuntos responsáveis e dificuldade em defender os direitos do consumidor foram expostos repetidamente.Especialistas sugeriram que o Departamento de Aplicação da Lei, a plataforma de comércio eletrônico, operadores de transmissão e carga ao vivo, consumidores, mídia e outras forças multi -partidárias formam um sistema regulatório coordenado e usassem métodos regulatórios digitais para promover o desenvolvimento da indústria de transmissão ao vivo.
Publicidade frequente sonhar com coelho no jogo do bicho
Viver e trazer mercadorias tornou os produtos agrícolas distantes nas montanhas, mas também fez os criminosos sentirem o cheiro de oportunidades de negócios.Em 20 de setembro de 2023, o Departamento de Segurança Pública da Prefeitura de Sichuan Liangshan informou que equipes de celebridades on -line como "Liangshan qubu" e "Zhao Linger" levaram a bandeira de "ajudar os agricultores" a vender na sala de transmissão ao vivo por "vender tragédias" . sonhar com coelho no jogo do bicho
Casos de marketing falso não são incomuns Como o mel tem efeitos à saúde. sonhar com coelho no jogo do bicho
O "Relatório de análise sobre o relatório de análise de opinião pública do consumo de consumo ao vivo e consumo em abril de 2023", divulgado pelo Instituto de Pesquisa de Big Data de Consumo de Sunshine de Pequim, mostra que a qualidade do produto e a falsa publicidade são as principais questões das transmissões ao vivo, das quais contas de publicidade falsas por 37,82%.
Zhao Zhao, pesquisador especial do Centro de Pesquisa de Propriedade Intelectual da Universidade de Ciência e Direito Política da China, acredita que a razão pela qual existem tantos marketing falso para transmissões e bens ao vivo são impulsionados principalmente por interesses, baixos custos ilegais e altos ilegais renda.Isso também mostra que existem brechas e pontos cegos na supervisão da plataforma. Os departamentos de aplicação também devem fazer cumprir estritamente a lei.
Pseudo -Inferior Products atrai a opinião pública
Coisas boas mudam de produtos, comprando produtos famosos em imitação de altos castas e o fenômeno de vendas falsas na sala de transmissão ao vivo também ocorre.O Relatório de Análise de Opinião Pública de Proteção ao Consumidor "2023" Double 11 ", divulgada pela Associação de Consumidores Chineses, mostra que, durante o período de monitoramento, 870.100 informações negativas sobre a" qualidade do produto ", representando 26,68%das informações de Tucao, falsidade e inferioridade no LIVE Sala de transmissão, etc. O problema é proeminente.
Em dezembro de 2020, a conta pública do WeChat sobre "Pagar a um amigo Live Room" WeChat Public Conta emitiu uma declaração para uma farsa para uma marca de suéteres de lã vendidos na sala de transmissão ao vivo de que a causa das vendas falsas era suspeita de forjamento de documentos e deliberados fraude.Segundo relatos da mídia, alguns consumidores adquiridos de "Double 12" na sala de transmissão ao vivo em 2023 de "A Goods" a "B IMPRESSÃO". sonhar com coelho no jogo do bicho
"Durante a transmissão ao vivo de mercadorias, a entrega e a entrega de muitas âncoras são separadas. O espaço operacional do comerciante é impulsionado pelo interesse de juros. Também existem equipes de transmissão ao vivo para escolher, mas elas não terão experiência insuficiente ou seleção inadequada. Hora de cobrar "Análise de ocupação de Zhao. sonhar com coelho no jogo do bicho
Após --Sales, a proteção dos direitos é difícil
Na transmissão ao vivo, a âncora assumiu várias identidades, como operadores, porta -vozes de publicidade e algumas marcas contrataram instituições da MCN (provedores de serviços de criadores de conteúdo) para trazer mercadorias.Como os produtos da sala ao vivo envolvem várias partes interessadas, isso também causou o direito de sales para defender seus direitos.
O "Relatório de Pesquisa Online da Satisfação do Consumidor de Compras e Compras Live", divulgada pela Associação de Consumidores da China em 2020, mostra que 37,3%dos consumidores encontraram problemas nas compras ao vivo, mas devido a pequenas perdas e processos de processamento complicados. Depois de encontrar problemas.
Zhao Zhao disse que o comportamento de transmissão ao vivo é real.Se os consumidores descobrirem que a âncora vende falsificações na sala de transmissão ao vivo, ele pode ser negociado com o atendimento ao cliente para devolver as mercadorias.Se você não puder se negociar, poderá reclamar com a Associação de Consumidores ou o Departamento de Supervisão de Mercado.
Ele acredita que a responsabilidade de definir as âncoras primeiro precisa esclarecer a natureza legal da âncora.Se o consumidor colocar diretamente um pedido à âncora ou ao operador de transmissão ao vivo, o pagar e for enviado por ele, o operador de âncora ou sala ao vivo pertence ao vendedor e estabelece diretamente um contrato de compra e venda com os consumidores.Se a âncora ou o operador da sala de transmissão ao vivo for apenas um editor, exibindo o link do produto e trazendo mercadorias para o fornecedor ou a empresa, é a relação entre consumidores e fornecedores."A âncora como editora de publicidade ou porta -voz do produto, se suspeita de falsa publicidade, você deve assumir a responsabilidade conjunta".
Em relação à responsabilidade da plataforma, a Lei de Proteção aos Direitos do Consumidor estipula que a plataforma de comércio eletrônico assume "responsabilidade alternativa" sob certas condições. Plataforma para compensar e a plataforma pode ser necessária. sonhar com coelho no jogo do bicho
Hong Tao, Diretor do Instituto de Comércio e Economia da Universidade de Tecnologia de Pequim, acredita que o caos como marketing falso e produtos falsificados em transmissões ao vivo reflete a falta de profissionalização da equipe de transmissão ao vivo. e cursos para acelerar a especialização da equipe de transmissão ao vivo.
Fraude de dados ao vivo
Fakes de dados, como visualização de volume, número de fãs e vendas na sala de transmissão ao vivo, também são dignos de atenção.O Relatório de Análise de Opinião Pública de Proteção ao Consumidor "11" do consumidor, divulgada pela China Consumer Association em 2020, mostra que, durante o período de monitoramento, foi coletado um total de 334083 informações negativas relacionadas à "transmissão e mercadorias ao vivo", que estava concentrada principalmente em as estrelas suspeitas de fraude fraudulenta e outras questões
"Os dados da sala de transmissão ao vivo violam as disposições relevantes da lei de comércio de e -compromisso e da lei de concorrência anti -unfair. O tráfego falso na transmissão ao vivo da grande âncora também é um engano para os fornecedores que cooperaram ou possível. A âncora. é uma competição imprópria.
Em dezembro de 2019, o National Internet Information Office emitiu os "Regulamentos sobre Governança Ecológica do Conteúdo da Informação da Rede", apontando que o usuário e os produtores e as plataformas do Serviço de Serviço de Conteúdo de Informações da Rede não devem realizar fraudes de trânsito.Zhao Occupy acredita que a fraude de dados na sala de transmissão ao vivo também enfrenta problemas como dificuldade em investigação e coleta de evidências, e especialmente precisa ser identificada por meios técnicos.Se a fraude de dados envolver a compra e a venda de informações de privacidade pessoal, ela tocará crimes criminais e os consumidores devem chamar a polícia em tempo hábil.
"O caos das transmissões e mercadorias ao vivo pode ser regulamentado de acordo com as leis e regulamentos existentes. É importante que a força da aplicação da lei das autoridades regulatórias e a autonomia da plataforma".Ao mesmo tempo, a plataforma também deve cumprir suas responsabilidades de gerenciamento e estabelecer um mecanismo de resolução de disputas para proteger os direitos do consumidor.Os consumidores também devem melhorar sua própria capacidade de identificar, cultivar a consciência racional do consumo e a consciência legal e não são enganados por falsas propaganda. sonhar com coelho no jogo do bicho
Hong Tao acredita que a escala de transmissões e mercadorias ao vivo em meu país em 2023 deve exceder 220 milhões. desenvolvimento da indústria.Isso requer departamentos de aplicação da lei, plataformas de comércio eletrônico, operadores de transmissão e carga ao vivo, consumidores, mídia e outras partes para formar um sistema regulatório coordenado e usar métodos regulatórios digitais para promover o desenvolvimento da indústria.
A repórter de notícias de Pequim Liu Huan
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com