Para onde Xiang Piaopiao vai no mercado, Huiyuan está enfrentando um gigante de bebida de risco exclusivo, para onde foram os consumidores?
Repórter da China Economy Weekly "Hou Yan | Relatório de Pequim
(Este artigo publicado no "China Economic Weekly" nº 35 2018)
Na noite de 16 de agosto, o primeiro relatório semestral da "perda" desde a lista de "Tea de leite" Xiang Piaopiao (603711.sh) foi lançado desde a sua listagem. Yuan, uma queda ano a ano de 78,92%.A gigante da bebida Huiyuan Fruit suco (01886.hk) não apenas não divulgou o relatório de 2017, mas também foi exposto ao risco de exclusão.
Por que os gigantes da bebida estão com um cenário infinito? possivel numero da loteria federal
Xiangpiao tropeçou de repente
"Estou muito ofendido. Por que você só vê perdas, mas não menciona o aumento da receita".Embora Xiang Piaopiao tenha perdido mais de 50 milhões de yuans no primeiro semestre deste ano, sua receita foi de 870 milhões de yuan, um aumento de 55,38%no ano de ano.Ele não esperava que o "calor frio" de uma xícara de chá de leite se tornasse um ponto quente.
O fraco desempenho de Xiang Piao Piao interino foi interpretado por muitas mídias como "uma perda de 50 milhões de yuans na primeira metade do ano, mas a taxa de publicidade gastou mais de 100 milhões de yuan".
O relatório semi -anual de 2018 divulgado por Xiang Piaopiao mostrou que o custo operacional da empresa era de 601 milhões de yuan, um aumento de 61,43%no ano -ano, do qual o custo de vendas foi de 317 milhões 54,68%.
De acordo com o prospecto de Xiangpiao Duke, de 2014 a 2017, os custos de publicidade de Xiangpiao foram de 333 milhões de yuan, 253 milhões de yuans, 360 milhões de yuans e 230 milhões de yuan e a taxa de publicidade de 4 anos cumulativamente 1,176 bilhão de yuan.De 2014 a 2017, o lucro líquido de Xiangpiao foi de 185 milhões de yuans, 204 milhões de yuan, 266 milhões de yuan, 268 milhões de yuan e um total de 923 milhões de yuans em 4 anos. possivel numero da loteria federal
Nesse sentido, Jiang Jianqi acredita que Xiang Piaopiao, como uma empresa sazonal forte, pertence à temporada de entressafra na primeira metade do ano.Além disso, o chá de leite líquido está aumentando."Acho que a essência de uma empresa não pode ser apenas para lucros. Deve criar clientes e deixar os clientes comprar produtos. No entanto, o lucro líquido é uma restrição para o desenvolvimento da empresa. Ele determina que a intensidade e receita futura do investimento e lucros devem ser obtidos em consideração. "Jiang Jianqi disse.
Ele admite que, no nível da concorrência do mercado, os bens de consumo estão cheios de bens de consumo e o papel da publicidade foi enfraquecido.Ele está pensando em como promover seu novo chá de leite líquido.
"Contando com marketing publicitário de alto investimento, Xiang Piao Piao se enviou para a posição líder da indústria em um curto período de tempo e, uma vez ocupou 60%da participação de mercado de xícaras de chá de leite. Após os anos 80, o posto - Os anos 90 e até os pós -00, os produtos que eles favorecem não são mais o chá de leite rápido e solúvel.
De acordo com informações públicas, de 2014 a 2016 e janeiro a setembro de 2017, a receita operacional do chá de leite da xícara de xiangpiao foi de 2,065 bilhões de yuans, 1,926 bilhão de yuan, 2,364 bilhões de yuan e 1,325 bilhão de yuan, responsável por 98,68 de toda 98,68%, 98,90%, 98,84%.Não é difícil ver que o chá de leite com copo quase se tornou uma fonte de receita para vibração perfumada.A taxa de publicidade única do produto é alta, de modo que o incenso que "vende 1,2 bilhão de xícaras por ano e pode percorrer a Terra" não é mais fácil de vender.
Após a listagem de Xiang Piaopiao, o primeiro relatório do ano também foi investigado pelas autoridades reguladoras.Em 29 de agosto, Xiang Piaopiao recebeu uma carta de investigação da Bolsa de Xangai.A carta de consulta também exige que ela reabasteça a produção e as vendas de chá de leite líquido, rotatividade de estoque e custo de renda durante o período de relatório. a prudencial e a racionalidade do plano de negócios.
O cenário de Huiyuan não é mais
Em 17 de agosto, na cerimônia de assinatura do acordo de cooperação estratégica entre Huiyuan e a gangue da casa, Zhu Xinli, presidente da Huiyuan, que não apareceu publicamente há muito tempo, apareceu em frente à mídia.No entanto, a atenção da mídia obviamente não está em "cooperação estratégica".Em face dos rumores de crise da dívida e não divulgou os resultados do relatório de 2017, Zhu Xinli não respondeu. possivel numero da loteria federal
Anteriormente, o suco de frutas huiyuan emitiu um anúncio de empréstimos ilegais: de agosto de 2017 a março de 2018, o Huiyuan Juice forneceu um empréstimo de curto prazo de 4,275 bilhões de yuan a Pequim Huiyuan Beverage para lidar com fundos de operação temporários ou reembolso de dívidas.A Pequim Huiyuan Beverage é uma empresa relacionada Zhu Xinli, acionista controladora e presidente da Huiyuan Juice.Zhu Xinli detém 65,03%do suco de frutas huiyuan.De acordo com os regulamentos da Bolsa de Valores de Hong Kong, devido à quantidade total de empréstimos que excedam 8%da taxa de ativo, é necessária uma divulgação relevante.
No entanto, o empréstimo não foi apenas divulgado a tempo, nem foi aprovado pelo Conselho de Administração.Embora o empréstimo agora seja devolvido, o suco de frutas huiyuan também recebeu 150 milhões de yuans em juros, o impacto negativo continua: a empresa listada Huiyuan Fruit Scow foi suspensa e adiou a liberação dos resultados de 2017, porque o empréstimo afiliado fornecido a Pequim Huiyuan será Diretamente ou diretamente ou direta ou indiretamente, desencadeou uma violação em potencial ou potencial de violação em algumas contas de financiamento no suco de Huiyuan.
Se o suco de frutas huiyuan não puder atingir todas as condições de realização até o final de janeiro de 2020, o departamento de listagem da Bolsa de Hong Kong entrará no procedimento para cancelar sua qualificação de listagem.Em relação ao risco de excluir, Huiyuan afirmou: "Avançar ativamente, completar as condições relevantes da Bolsa de Hong Kong o mais rápido possível, não há problema". possivel numero da loteria federal
Mas as coisas são continuamente fermentadas.Em 13 de junho, a classificação de crédito de Huiyuan pela Moody foi reduzida por três séries. A classificação pertence à classificação.Em 12 de julho, devido ao ajuste dos estoques constituintes do pequeno índice de estoque abrangente de Hang Seng, a Bolsa de Valores Shenzhen transferirá o suco de frutas huiyuan para fora da lista de ações de Hong Kong.
Fundada em 1992, Huiyuan já foi uma referência para o mercado de bebidas chinesas.Em fevereiro de 2007, o suco de frutas Huiyuan pousou na Bolsa de Valores de Hong Kong para arrecadar 2,4 bilhões de fundos, criando o maior IPO da Bolsa de Valores de Hong Kong naquele ano.Em 2008, a Coca -Cola anunciou que havia adquirido todas as ações da Huiyuan Fruit Suco a um preço total de cerca de 17,92 bilhões de dólares em Hong Kong.Em 2008, a receita total de Huiyuan foi de 2,819,7 bilhões de yuan e o lucro líquido foi de 88,9 milhões de yuan.
No entanto, essa aquisição não aprovou a revisão antitruste em março de 2009.Após o aborto de fusões e aquisições, em 2009, o desempenho de Huiyuan perde pela primeira vez, e seu lucro líquido foi de -099 milhões de yuan.O mundo exterior acredita que as sequelas de fusões e aquisições fazem Huiyuan não pode se livrar da influência do modelo de gerenciamento de negócios da família.No entanto, Zhu Xinli disse em entrevista ao repórter semanal econômico da China que Huiyuan não era um negócio familiar e sempre abriu a porta para o mundo exterior e fez várias tentativas.
A Citic Zhiyan Consulting Co., Ltd. A pesquisadora Teresa Teng disse ao repórter da "China Economic Weekly" que a indústria chinesa de alimentos e bebidas mostrará bebidas mais jovens e saudáveis nos próximos anos.Por um lado, o gerenciamento da família Huiyuan formou uma resistência ao seu desenvolvimento; o mercado de novos produtos.
Como fazer os consumidores se apaixonarem consigo mesmos
De fato, não é apenas Xiang Piaopiao e Huiyuan.
Em 27 de agosto, o relatório semi -anual do mestre Kang mostrou que a receita total da empresa no primeiro semestre deste ano foi de 30.997 bilhões de yuans, um aumento de 8,5%em relação ao ano anterior. Bilhão Yuan, um declínio acentuado de 15,65%ano -ano -ano;Além disso, mesmo que a crescente bebida de chá, de acordo com a empresa de consultoria Nielsen Data, a participação de mercado da Master Kang mostrou um declínio.
De fato, muitos empreendedores não vêem a tendência de diversificação do mercado de bebidas.Em resposta ao declínio da receita, Zong Qinghou, fundador da Wahaha, afirmou que havia conduzido profundo reflexão e resumiu a causa de 10 pontos, incluindo o aumento dos custos de vendas, o que causou um declínio no entusiasmo dos revendedores, o impacto negativo de Rumores on -line, a população transferida de rural para cidades, falta de produtos grandes, novos produtos não têm planejamento e assim por diante.
Muitas empresas lançaram uma pequena rota fresca e fofa para atrair os consumidores com seu valor nominal.Xiang Piaopiao lançou um novo slogan, usando "pequenos famintos e pequenos sonolos, bebendo um pouco de Xiang Piaopiao" em vez de "vender N00 milhões de xícaras por ano, você pode contornar o círculo da Terra" e não usa mais vendas. drama ...
"A competitividade central do setor de bens de consumo rápido da China se reflete no final e no capital industrial. O final de marketing do lado do marketing só pode ser um gelo no bolo e não deve ser entregue na neve" e o ajuste do modelo de consumo apresentou novos requisitos para a indústria de alimentos e bebidas.A concorrência da marca evoluirá para o confronto do ecossistema, a concorrência da cadeia industrial e a concorrência dos consumidores."Na era da Internet móvel, as entradas e o tráfego se tornaram a chave para ganhar. Obtenha o tráfego é obter consumidores. Como interagir com os consumidores também é a chave para determinar o sucesso ou o fracasso".
Talvez, conforme descrito no relatório "Interpretação do mercado de produtos de consumo da China em 2017, divulgado pela empresa de pesquisa de mercado Nelson: sob o novo Normal, o Índice de Confiança do Consumidor Chinês continua a subir e a nova geração de nova geração de consumidores aumenta.Os consumidores de nova geração prestam mais atenção às necessidades emocionais e experiências interativas.
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