Saia de um caminho além do status quo
【Na educação】
Editor
A construção da área da baía da Baía de Guangdong -Hong -Macao sempre atraiu muita atenção. e sua Fundação de Construção vem do grupo industrial ativo da Grande Baía.Existem muitas universidades de alto nível em Guangdong, Hong Kong e Macau. "Plano de construção. Nos últimos anos, Shenzhen esteve em construção universitária. As universidades de Macau também se desenvolveram rapidamente.A fundação e o momento do cluster do ensino superior na área da baía de Guangdong -Hong Kong -Macao fazem as pessoas verem a esperança das três áreas da baía da classe mundial no ombro, e a pesquisa e discussão sobre essa questão também são muito importantes.Dois artigos compilados nesta edição, que são perspectivas diferentes e o mesmo objetivo -como o cluster do ensino superior da área da baía de Guangdong -Hong Kong -Macao explorará o caminho para o novo modelo do ensino superior da China e contribuirá com novo valor. Espero que possa ajudar o nível de prática até certo ponto.
Recentemente, a área da baía de Guangdong -Hong Kong -Macao se tornou gradualmente um tópico quente, e há muitas discussões em vários campos, especialmente no campo econômico.Como a área da baía reuniu muitas melhores universidades, as indústrias de ensino superior e econômicas estão intimamente relacionadas, portanto, os clusters de ensino superior também se tornaram um tópico importante para a discussão.No entanto, há uma singularidade em questões educacionais e não é necessário simplesmente aplicar a lógica de análise da cooperação econômica.Este artigo discutirá o significado da construção de aglomerados de ensino superior na área da baía de Guangdong -Hong Kong -Macao, enfrentando gargalos e como romper os três níveis.
Nacional, Regional e Educação: O significado triplo do cluster de ensino superior na área da baía de Guangdong -Hong Kong -Macao
Significado estratégico de desenvolvimento nacional: o ensino superior é para o mundo e o futuro
A cooperação entre Hong Kong e Macau e o Delta do Rio Pearl tem uma longa história, mas é mais no nível dos governos e pessoas locais.Em 2017, o "Relatório do Trabalho do Governo" o elevou para o "Guangdong -Hong Kong -Macao Greater Bay Area" para aumentá -lo em uma estratégia nacional.Portanto, o significado do cluster do ensino superior na área da baía de Guangdong -Hong Kong -Macao deve primeiro considerar seu significado no nível estratégico nacional Explore novos modelos de treinamento.Em particular, deu um jogo completo ao alto grau de internacionalização do ensino superior em Hong Kong e Macau e explora um conjunto de modelos de treinamento de talentos com as características da área da baía.Segundo, os grupos de ensino superior são os jovens e o futuro do país.
Significado do desenvolvimento coordenado regional: o ensino superior é uma ponte para comunicação econômica e social regional
De uma perspectiva global, a razão pela qual a área da baía de Nova York, a área da baía de São Francisco e a área da baía de Tóquio podem ser bem conhecidas no mundo, que não é apenas um grupo industrial com suas respectivas vantagens, mas também um maior cluster de educação que é acompanhado e conectando de perto.Assim como o tema do discurso no 120º aniversário do estabelecimento da Universidade de Pequim no 120º aniversário da Universidade de Pequim, a Universidade é a ponte para o futuro.O ensino superior na área da baía de Guangdong -Hong Kong -Macao é uma ponte que comunica futuras economia regional, cooperação e desenvolvimento social.O ensino superior atende ao desenvolvimento econômico regional. .
O próprio significado do ensino superior: explorando um novo modelo de desenvolvimento do ensino superior em cooperação e colisão
Atualmente, a competição de ensino superior é feroz.O nível de desenvolvimento do ensino superior é desproporcional ao nível de desenvolvimento econômico.Portanto, para Guangdong, participando ativamente e promovendo a construção de aglomerados de ensino superior na área da baía de Guangdong -Hong -Hong -Macao, espera -se que compensa rapidamente as deficiências na competição com Pequim -tianjin -hebei, Shanghai - Nanjing -Hangzhou -Hangzhou Grupo da cidade.No entanto, se o significado do grupo PK é muito pequeno, parece que o padrão é muito pequeno, e o país obviamente tem expectativas mais altas para o cluster do ensino superior da Bay Area.A vantagem dos clusters regionais de ensino superior não é a quantidade de concorrência, mas se pode explorar um novo modelo de desenvolvimento do ensino superior.Especialmente na cooperação e colisões dos dois sistemas, não é apenas o maior significado para os serviços econômicos da área da baía e de progresso social, mas também para fornecer novos caminhos possíveis para o desenvolvimento universitário futuro. Até o mundo.
jogos de sorvete malvado
Embora a partir dos dados atuais das três principais áreas da baía em Nova York, São Francisco e Tóquio, o cluster do ensino superior da área da baía de Guangdong -Hong -Hong -Macao da Grande não seja basicamente em termos de escala geral ou do número de topo universidades, e há até vantagens.No entanto, a partir da conotação de clusters de ensino superior, não é apenas o acúmulo de quantidades, mas, mais importante, a integração e a inovação colaborativa de recursos vantajosos, pode ser 1+1+1> 3?Nos três níveis de utensílios, sistemas e idéias, ainda existem gargalos óbvios na integração e colaboração do ensino superior na área da baía de Guangdong -Hong Kong -Macao.
jogos de sorvete malvado
O nível de utensílios também é o nível do material.Atualmente, a cooperação entre Guangdong, Hong Kong e Macau no campo da educação é relativamente fraca em comparação com o campo econômico.Primeiro de tudo, isso está relacionado aos atributos da educação: a educação é diferente da economia, é difícil ver diretamente nos interesses materiais em cooperação e é difícil entrar em vigor no curto prazo.Portanto, a base de sua troca de materiais é fraca e a cooperação geralmente se limita à comunicação e à falta de significado substancial.Em segundo lugar, a concorrência no campo da educação geralmente é mais do que cooperação, especialmente no campo do ensino superior, muitas vezes uma competição mais exclusiva.Portanto, atualmente, o ensino superior de Guangdong -Hong Kong -Macao é uma cooperação mais superficial, como trocas como estudantes universitários nos três lugares, as universidades de Hong Kong são treinadas no Pearl River Delta Training Managers, e o Guangzhou Normal College é um treinamento Professor em Macau.Esse tipo de cooperação está obviamente a uma grande distância da etapa cooperação no nível do centro global de inovação em ciências e tecnologia.No final, a fundação de todas as partes não é simétrica e não é extensa.Embora existam muitas faculdades e universidades no delta do rio Pearl, além de um pequeno número de universidades de elite e institutos de pesquisa criados pela Universidade Zhongshan, Instituto de Tecnologia do Sul da China e Shenzhen, é uma base e diálogo difícil.Portanto, a cooperação atual de faculdades e universidades é principalmente pontos de ponto, que é difícil de ser grande em escala.
jogos de sorvete malvado
A área da baía de Guangdong -Hong Kong -Macao tem as características de "um país, dois sistemas e três áreas tarifárias independentes", o que é uma vantagem rara para o seu respectivo desenvolvimento, mas há muitos obstáculos para a cooperação substancial do ensino superior Clusters.Entre as cidades do delta do rio Pearl e Hong Kong e Macau, embora a cooperação privada seja ampla e o governo de alto nível tenha muitas reuniões e trocas, ainda não formou um mecanismo de cooperação sólido e eficaz.Até as cidades do delta do rio Pearl não têm mecanismos de cooperação.Específico para o campo do ensino superior, é ainda mais fraco.Embora o Acordo de Estrutura de Cooperação de Guangdong -Hong Kong e o Acordo de Estrutura de Cooperação de Guangdong -Macao tenham sido descritos há muito tempo no conteúdo de educação e treinamento.No ano passado, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma anunciou oficialmente o "aprofundamento da cooperação de Guangdong -Hong Kong -Macao e promovendo o Acordo de Estrutura de Construção da Baía da Grande Baía", mas basicamente não houve expressão clara na cooperação do ensino superior.Portanto, mesmo que a discussão e a exploração da integração e exploração do ensino superior em Guangdong, Hong Kong e Macau fosse relativamente positiva, ela não foi formada por um acordo específico do ensino superior e é difícil romper os gargalos atuais de escolas para guerra e pequenas.
jogos de sorvete malvado
O gargalo que é realmente mais difícil de romper é a diferença de idéias.Desde a reforma e a abertura, no fundo das universidades do continente no período de transformação social e ajuste estratégico nacional, o conceito de ensino superior é baseado principalmente em características dinâmicas de salto. .Exemplos típicos, como quando a Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul foi fundada no início do ano, Zhu Qingshi, o primeiro presidente, e vários professores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong que foram contratados para ajudar na escola, se separaram caminhos.Os professores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong insistem que, antes da inscrição formal, todas as estruturas como equipes, planos de treinamento e especificações de gerenciamento devem ser criadas para concluí -las para fazê -lo passo a passo.No entanto, Zhu Qingshi acredita que a sociedade chinesa está em um período de rápida transformação.Embora esse incidente tenha passado por muitos anos, ele ainda pode ser considerado o epítome das diferenças entre os conceitos das universidades do continente e Hong Kong e Macau.O professor Cheng Jieming, um educador de Hong Kong, observou as vistas da construção "dupla de primeira classe" no continente hoje também reflete diferenças de conceito semelhantes: "'Double First -Class' não tem definição precisa, mas é visto gradualmente no Págelas, mas continuará a mudar.
jogos de sorvete malvado
jogos de sorvete malvado
A cooperação ou colaboração em qualquer campo está enfrentando o problema de interesse.Os interesses são os interesses comuns. Acredite que a Grande Area da Baía acredita que a Grande Area da Baía é uma boa oportunidade de desenvolvimento.Seguido por seus respectivos interesses, o diálogo adequado e as consultas precisam ser realizadas entre faculdades e universidades nos três lugares.Por exemplo, Hong Kong já possui várias universidades de pesquisa mundial que podem cultivar ciência e tecnologia, engenharia e talentos médicos na área da Baía da Grande e fornecer serviços de P&D.O enorme interior e a indústria do Delta do Rio Pearl pode fornecer um local de teste de pesquisa maior para professores e alunos nas universidades de Hong Kong?Além disso, o que as universidades do Delta do Rio Pearl cooperarão com as universidades de Hong Kong e Macau?Melhorar o grau de internacionalização ou pesquisa científica?A maioria deles são questões envolvendo níveis específicos.Em particular, precisamos iniciar uma ampla gama de diálogos e negociações em cidades e universidades, esclarecer suas respectivas vantagens e necessidades e estabelecer a base para o encaixe do próximo nível institucional.
jogos de sorvete malvado
Através do diálogo e da negociação de base, o número máximo de interesses para encontrar benefícios pode fornecer uma boa base para a cooperação para grupos de ensino superior.No entanto, a "discussão de base" deve ser combinada com o "design de nível superior" para estabelecer um contrato -quadro e o mecanismo de ancoragem é a chave para a maior extensão para consolidar a base da cooperação.Esse aspecto pode se referir à promoção do processo de Bolonha no estabelecimento da integração européia do ensino superior.O "Plano da Bolonia" quebrou as barreiras institucionais entre os países europeus através do estabelecimento de qualificações acadêmicas e padrões e sistemas de reconhecimento mútuo, mecanismos de avaliação externa e sistemas de segurança escolar interna, sistemas de conversão de crédito e acumulação europeus, etc. Coesão e competitividade.No processo de promoção da construção de aglomerados de ensino superior na área da baía de Guangdong -Hong Kong -Macao, podemos aprender com a experiência efetiva do "Plano da Bolonia".Primeiro de tudo, o Acordo de Estrutura de Cooperação do Ensino Superior deve ser introduzido no nível do governo central ou no estabelecimento de um comitê especial de 11 cidades e redigido após a redação.Em segundo lugar, estabeleça um mecanismo de avaliação da qualidade do ensino superior da terceira parte, avalie e compare as vantagens e deficiências do ensino superior em vários lugares e formule condições de acesso e soluções para o compartilhamento de recursos regionais do ensino superior.Finalmente, com base em uma avaliação abrangente, o estabelecimento de créditos, qualificações e sistemas de reconhecimento mútuo acadêmico na região pode ser pilotado por universidades com fundações próximas e vantagens complementares antes de serem gradualmente lançadas.Na era de entrar na área da baía de Guangdong -Hong Kong -Macao, deve haver um avanço nessa área, e os agrupamentos de ensino superior podem realmente ter maior influência.
Conceito misturado
A área da baía da Baía de Guangdong -Hong Kong -Macao está posicionada para criar um Centro de Inovação Científica e Tecnológica Global.Atualmente, a área da Baía de Guangdong -Hong Kong -Macao tem a pesquisa científica básica da universidade com um nível internacional e uma pesquisa e desenvolvimento empresariais muito ativos. Um melhor efeito de superposição.Portanto, precisamos ter objetivos e visão comuns para liderar e alcançar conceitos, para que os clusters de ensino superior possam servir melhor a criação do Centro Global de Inovação em Ciência e Tecnologia.Hoje, sejam várias universidades em Hong Kong ou as universidades que entram na "primeira classe dupla" no continente, elas ainda são importantes para publicar pesquisas acadêmicas, especialmente artigos, e prestam atenção insuficiente à integração da ciência e Educação e aplicação de resultados de pesquisas científicas.Se esse caminho continuar, o ensino superior de Hong Kong e Macau pode ser separado da construção da área da Baía da Grande, e o ensino superior de Guangdong só pode se perder nas dificuldades de Pequim, Xangai e da União Soviética.
Portanto, o cluster de ensino superior da área superior da área da Baía de Guangdong -Hong -Macao precisa sair com urgência para sair de um caminho além do status quo.A criação do Centro de Inovação em Ciência e Tecnologia Global exige o cluster do cluster de ensino superior da Bay Area de Guangdong -Hong Kong -Macao para fornecer apoio à pesquisa de primeira classe e apoio de talentos à indústria da economia local, em vez da competição de armas no coração alvo.Se é apenas para competir pela pesquisa acadêmica, a Universidade de Stanford é muito inferior às universidades de prestígio no leste dos Estados Unidos no início do crescimento.No entanto, é o modelo que insiste na combinação da indústria -universidade e pesquisa e continuou a fortalecer, e a atmosfera cultural que incentiva o empreendedorismo e a falha de tolerância alcançou hoje Stanford e "Vale do Silício".As universidades da área da baía de Guangdong -Hong Kong -Macao não têm base para isso. Produção, universidade e pesquisa, e apoiar professores e inovação e empreendedorismo dos alunos.Essas práticas tiveram um bom papel na prosperidade da indústria de manufatura do Delta do Rio Pearl naquele ano, mas é fácil ignorar seu valor, apenas da perspectiva do ranking da universidade.Depois que o economista Zhou Qiren inspecionou a área da baía de São FranciscoA chave para o sucesso é a "concentração" e a "densidade" dos elementos de inovação. .Ao mesmo tempo, também é necessário que cidades e universidades na área da baía tenham um padrão maior e um campo de visão mais amplo, que deve criar um novo modelo do Partido Comunista da China para criar ensino superior no conceito e criar um novo valor do ensino superior.
(Autor: Chen Xianzhe, pesquisador associado da Escola de Educação e Ciência, Universidade Normal da China Meridional, pesquisador especial do Instituto Provincial de Educação de Guangdong e Modernização da Governança Educacional de Guangzhou.
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com