Em 8 de maio, o "Catálogo dos Recursos Genéticos Nacionais de Givestock e Aves" foi um impasse.Onde o rato de bambu, que não está incluído no diretório, irá iniciar a conclusão.
A agricultura de ratos "curta, plana e rápida" se desenvolveu rapidamente na área montanhosa do sul devido à boa administração, criação e altos benefícios, e foi apoiada por alguns governos locais como projetos de alívio da pobreza.
Como a introdução de decisões relacionadas à vida selvagem no jejum abrangente, os agricultores de ratos de bambu esperavam que os ratos de bambu cultivados artificialmente possam ser incluídos no diretório.No entanto, o Ministério da Agricultura e o April rural divulgou o "catálogo de recursos genéticos nacionais de gado e aves", mostrando que o rato de bambu não estava listado.
Não há esperança de renda dos agricultores no Diretório de Rato Bamboo.
"Ainda estamos esperando, como compensar e apoiar a transferência de produção, se não pudermos aumentá -la. Como lidar com esses ratos de bambu agora".
"Não posso vender, não posso comer, não pode ser transportado"
Assim que o Festival da Primavera, Rollene, um fazendeiro de ratos de bambu em Tongren, Guizhou, recebeu um aviso do Bureau Florestal do Distrito."Não posso vender, não posso comer e não pode ser transportado."
Ele se lembra que, em 26 de janeiro, o número de pessoas diagnosticadas na nova pneumonia coronariana na TV ainda estava aumentando.Pessoas do Departamento Florestal Distrital disseram a ele que não apenas os ratos de bambu, mas todos os animais selvagens cultivados foram proibidos de negociar até que a epidemia fosse levantada.
Celishi acha que pode ser entendido."Em um período especial de epidemia, é normal que os animais sejam infectados com vírus".
Ele ainda alimenta o rato de bambu duas vezes por dia, como de costume.Durante seu tempo livre, Rollene assistiu às notícias on -line e viu que o especialista disse que o vírus que causou a epidemia pode vir de animais selvagens, e também era provável que fosse ratos de bambu.Luo Lxiong murmurou em seu coração: "Os ratos de bambu não ouviram falar de doenças há tantos anos, o que aconteceu desta vez?"
"Ratos de bambu na estadia selvagem na caverna na maioria das vezes. Comparado com outros animais selvagens, a probabilidade de se espalhar é muito menor. A criação de todas as vidas em um local fechado. Ele come alimentos cuidadosamente preparados e não há chance de Espalhe o vírus.
No entanto, com a introdução de animais selvagens em 24 de fevereiro, o destino dos ratos de bambu girou 180 °.
Decisão de deixar claro que as variedades de criação e criação artificiais são animais selvagens em jejum, incluindo criação e criação artificiais.Rollem ainda sente que não deveria ser.
Ele ligou para o Departamento Florestal do Distrito e recebeu a resposta "Espere" e "Esperando acima".Ele também se juntou ao grupo de troca do WeChat de alguns agricultores de ratos de bambu.
Por outro lado, os 600 ratos de bambu na fazenda ainda estão esperando para serem alimentados.
Esses ratos de bambu não podem ser comidos ou vendidos, mas não podem vê -los morrer de fome."Cada rato de bambu alimenta 2 a 3 centavos por dia e será mais de 100 yuan por dia."
Quase 10.000 criação de ratos de bambu em pessoas de Chongqing Liu Yong é reduzida quase todos os dias.Alguns morreram de fome, outros estão doentes.
Como os ratos de bambu não podem ser vendidos, a fonte de renda das cooperativas de criação de ratos de Bamboo de Liu Yong também é quebrada.Ele teve que reduzir o custo da criação e mudou de duas vezes por dia para um dia e às vezes a cada dois dias.
A primavera foi a temporada em que os ratos de bambu se reproduzem, mas a política não era clara, e Liu Yong não se atreveu a deixar os ratos acasalarem.Os ratos de bambu reprodutores têm altos requisitos na temperatura do meio ambiente.Alguns ratos de bambu com baixa resistência morreram lentamente de doença.
Depois de mais de três meses, o rato de bambu de Liu Yong foi deixado e seis mil.
Liu Yong estava ansioso para que, mesmo que ele realmente não deixasse o rato de bambu, ele deveria dar um aviso claro o mais rápido possível para que os agricultores possam sair."De janeiro a maio, os ratos de bambu foram selados no local. Temos que continuar a alimentar. Não há como fazer outras coisas, e devemos nos preocupar com isso a qualquer momento. O que devo fazer no futuro? "
Liu Yong disse que esperar meio ano também significa que não haverá renda este ano.Se os ratos de bambu forem finalmente proibidos, os agricultores já haviam comprado centenas de milhares a dezenas de milhões de dólares para reproduzir mudas, locais de construção e equipamentos de instalação para criar ratos de bambu, e será difícil retornar.
"Boa administração, reprodução rápida, altos benefícios"
Sem essa epidemia, este ano, os negócios de criação de ratos de Bamboo de Liu Yong podem dar um grande passo à frente.
Ele está se preparando para construir um parque de criação ecológico de ratos de bambu para se envolver na industrialização de novos tipos de criação agrícola.Em junho do ano passado, ele estava otimista em mais de 100 acres de encostas desertas, investiu de 700.000 a 800.000 yuan, alugou terras e deserto e convidou o Chongqing Design Institute para planejamento e design. down in flames aj mitchell
Ele até pensou sobre isso.
A confiança de Liu Yong foi acumulada em mais de 3.000 dias e noites de mais de 3.000 dias e noites.
Há dez anos, quando Liu Yong voltou a Chongqing para criar mais de 200 pares de ratos de bambu de Guangxi, ele não tinha coração.Naquela época, Liu Yong não sabia que os ratos de bambu eram um bom trabalho.Como resultado, esse lote de rato de bambu morreu muito.
No segundo ano, Liu Yong correu para Guangxi para introduzir um lote de ratos de bambu.Desta vez, ele usou todas as técnicas de criação e técnicas de emergência que aprendeu nos ratos em Guangxi.Finalmente, esse grupo de ratos de bambu não apenas sobreviveu, mas também começou a se reproduzir sem problemas.
O rato de bambu de Liu Yong foi bem -sucedido e mais e mais pessoas vieram visitar sua base de criação.Com o apoio do governo local, Liu Yong começou a dirigir os agricultores vizinhos a se juntarem a ratos de bambu.Depois de alguns anos, 150 famílias em todo o país se juntaram a suas cooperativas de criação de ratos de bambu, das quais 98 são famílias pobres.
Liu Yong sente que a razão pela qual os ratos de bambu podem ser rapidamente aceitos pelos agricultores nas montanhas é principalmente porque é fácil de gerenciar, se reproduzir rapidamente, ter altos benefícios e tem forte resistência a doenças."As casas agrícolas comuns podem ser usadas como um círculo e comem mais alimentos de fibra bruta com mais local plantado localmente. Enquanto você dominar os hábitos de vida dos ratos de bambu, isso economiza muito esforço do que criar porcos".
Essa também é uma das razões pelas quais Roliva que retornou à sua cidade natal, Tongren, sua cidade natal, e escolheu criar ratos de bambu.
Rolivia disse que sentiu que o rato de bambu era mais inteligente que os animais comuns."Adora a higiene por si só. Será necessária a iniciativa de limpar o ninho e empilhar as fezes excretadas em uma área especial. Se o design do círculo for excretado, será necessária a iniciativa para derramá -lo".
Mais importante, ele descobriu que, em comparação com outras aves, os ratos de bambu têm menos doenças.
Na visão de Liu Kejun, pastor de animais sênior do Instituto de Cuterto de Animais de Guangxi, as características dos ratos de bambu podem ser resumidas como três palavras: curto, plano, rápido.O mais importante é que o lucro seja considerável.
Como resultado, a agricultura de ratos de bambu formou uma escala relativamente grande em Guangxi e outros lugares há 10 anos e se desenvolveu rapidamente nos últimos dez anos.Depois de 2017, em Guangxi, Hunan, Guizhou, Yunnan e outros lugares, os ratos de bambu que se reproduzem como projeto como projeto de alívio da pobreza também serão apoiados pelo governo.
No plano de implementação do trabalho de aumento de renda divulgado pelo Ministério da Agricultura e outros sete departamentos em 2014, o rato de bambu foi listado como uma criação especial que pode ser desenvolvida pela área de fronteira do oeste de Yunnan.
Encorajou reprodução e diretório inacessível
Como uma grande província de ratos de bambu, um aviso emitido por Guangxi em 2018 mostra que o alívio da pobreza para promover o alívio da pobreza das indústrias características mostra que mais de 30 famílias de pobreza com mais de 30 ratos de bambu podem ser mais de 1 kg de Peso individual ou 20 dias de criação.
De acordo com as estatísticas relevantes, Liu Kejun estima que, no que diz respeito a Guangxi, atualmente existem cerca de 100.000 agricultores de ratos de bambu, e a quantidade de ratos de bambu é de cerca de 18 milhões. yuan.
No entanto, a indústria de criação de ratos de bambu cada vez mais maior deve parar abruptamente sob a política de animais selvagens em jejum.
Rollene considerou a legitimidade da criação antes de criar ratos de bambu.
Já em 2011, Guizhou Tongren tomou ratos de bambu como uma indústria característica que aumentou rapidamente a renda dos agricultores e exigiu que os governos locais formulassem e introduzissem seus próprios métodos de recompensa.Isso reforçou sua idéia de desenvolver criação.
Em 2017, a Rolivia enviou 14 proteção não -chave de animais selvagens no Bureau Forestry do Distrito de Bijiang, Tongren City, Província de Guizhou, formulário de inscrição, certificados de prevenção epidêmica de animais, certificados de propriedade de criação, certificados de citação, planejamento de criação e planejamento de criação. Materiais necessários.
Logo, o Departamento Florestal Local concordou com sua solicitação.Um aviso emitido pelo departamento florestal de Bijiang, fornecido por Rolivia, mostrou que ele concordou em registrar os ratos e porcos de bambu que possuía e aprovou o número de ratos de bambu no limite anual de utilização de 1.000, e o número de porcos foi de 300. down in flames aj mitchell
Na visão de Rolivia, isso significa que sua criação é legal."A política de Guizhou é o sistema de arquivamento. Ele só precisa ir ao Bureau Florestal local para registrar, receber o aviso de arquivamento e o aviso de arquivamento é equivalente a licenças de domesticação e reprodução e licenças de utilização operacional". down in flames aj mitchell
Liu Yong não entendeu que suas cooperativas reprodutivas obtêm as permissões reprodutivas domesticadas e uma licença para a utilização operacional da vida selvagem.
Além de 13 patentes de invenção técnica relacionadas à agricultura de ratos de bambu, seus projetos e produtos de criação de ratos de bambu ganharam muitos prêmios no distrito e na cidade nos últimos anos.Na 25ª Expo de Agricultura Agrícola da China, em 2018, seus produtos de ratos de bambu reprodutores ganharam o maior prêmio do prêmio Special Houyi."Foi patrocinado por 17 ministérios e comissões nacionais. Dezenas de especialistas foram avaliados após alguns dias, e era raro".
Aos olhos da maioria dos lares reprodutores, não há muita diferença entre ratos e porcos de bambu e criação de gado.A espécie que entra no diretório pertence ao gado e aves, e aplica -se às disposições da "Lei de Criação de Animais".Isso também significa que a agricultura e o consumo podem ser feitos para os negócios.
No entanto, em 8 de abril, o Ministério da Agricultura e os Assuntos Rurais divulgou o "Catálogo de Recursos Genéticos Nacionais de Gado e Aves" para comentários que mostram que o diretório inclui 18 animais e aves tradicionais, como porcos, coelhos, galinhas e patos e 13 Gado e aves especiais, como Sika Deer e Alpaca.O rato de bambu não está listado.
Padrões de quarentena sanitária que não foram introduzidos
De fato, antes da promulgação das decisões relevantes de animais selvagens em jejum em fevereiro deste ano, ratos de bambu com importantes pesquisas científicas, valores econômicos e sociais (referidos como "três animais") foram realmente autorizados a se reproduzir.
No entanto, o rato de bambu, que é artificialmente reproduzido, possui uma grande e maior escala de criação, mas sempre existiu como uma "área cinzenta" -a inspeção da saúde e o padrão de quarentena para ratos de bambu ainda não foi formulado. down in flames aj mitchell
Ratos de bambu sem inspeção oficial de saneamento e padrões de quarentena sempre foram um fantoche no coração de Liu Yong, uma grande família de criação de ratos de bambu.Todos os anos, ele envia os ratos de bambu reprodutores para uma amostra para uma estação de detecção especializada em chongqing para detectar alimentos verdes e alimentos orgânicos para fazer um relatório de teste.
No entanto, na visão de Liu Yong, não é equivalente a que os ratos de bambu qualificados para testar a inspeção não sejam os mesmos do próprio rato de bambu.
De acordo com os regulamentos relevantes em meu país, antes da venda ou transporte de animais reprodutores, eles precisam declarar quarentena às agências locais de supervisão de saúde animal.Até agora, o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais (anteriormente o Ministério da Agricultura) apenas promulgava 11 tipos de animais como porcos, aves, aves, aves, anti -ravioli, cavalos, cães, gatos, coelhos, abelhas, peixes, cruzeiros, moluscos , etc.
"Os ratos de bambu não têm inspeção especial de saúde e padrões de quarentena. Desde que eles entrem no mercado, estritamente falando, é impossível".
Liu Kejun, que está envolvido no trabalho de pesquisa da tecnologia de criação de ratos de bambu há quase 30 anos, também se sente impotente."Por tantos anos, os ratos de bambu possuem apenas padrões de reprodução e sem padrões de quarentena. Em alguns lugares, eles só podem se referir aos padrões de quarentena de animais como coelhos. Mesmo assim, os ratos de bambu estão circulando, vendendo e consumo". down in flames aj mitchell
Em 2017 e 2018, Liu Kejun havia cooperado com especialistas do Centro Epidêmico de Animais Guangxi para solicitar o projeto de quarentena de ratos de bambu em saúde para os departamentos relevantes, mas ele não havia sido estabelecido.Se a epidemia não aconteceu, Liu Kejun planejou originalmente continuar solicitando o estabelecimento de um projeto padrão de quarentena de ratos de bambu este ano.
Mas a "Espada de Damoris" caiu de repente, bloqueando o rato de bambu do lado de fora do diretório de gado e aves.
Se uma espécie deve ter permissão para se reproduzir e consumir, na perspectiva de muitas instituições de pesquisa de animais selvagens e insiders da indústria, se os riscos à saúde pública dessa espécie devem ser considerados primeiro.
“卫生检验检疫标准,是进入可养殖和可食用目录的一道红线。竹鼠至今没有检疫标准,近期也无法具备完整的检疫规范,这就意味着它的公共健康风险仍然是存疑的。”中国Ma Yong, vice -presidente da Green Fair, apontou.
No grupo WeChat de Guizhou, Guangxi, Chongqing e outros lugares onde Liu Yong e Rollem estão localizados, todos foram modificados para o destino do rato de bambu."Ainda estamos esperando. Eu estava esperando a notificação dos ratos de bambu a serem mantidos. Agora que não podemos aumentá -lo, como compensar e apoiar a transferência de produção e como lidar com esses ratos de bambu agora". Um fazendeiro disse.
Rolivia disse que, se o rato de bambu for realmente proibido de criar, ele espera cooperar com instituições de pesquisa científica relevantes no futuro para descobrir os problemas e soluções de ratos de bambu em termos de segurança alimentar e prevenção epidêmica.Ao mesmo tempo, ele também espera que os departamentos relevantes possam dar razoávelPlano de compensação e transferência."A repentina mudança de política não deve ser completamente permissão para pagar pelos agricultores".
Repórter de notícias de Pequim Wu Jiaoying
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com