Agência de notícias da China, Pequim, 13 de fevereiro: Como a imagem de Deus da riqueza é estabelecida?
- O professor Huang Jingchun, professor de chinês da Academia de Literatura Chinesa, Universidade de Xangai, Zhang Bo, pesquisador do Instituto de Pequim da Universidade Unida
Autor Liu Yang betvictor com
"No quinto dia do primeiro mês, a fragrância é incenso e a riqueza da riqueza ao longo do ano; tocando Yuanbao no quinto dia do primeiro mês do primeiro mês, o dinheiro e o dinheiro pouco não podem ser usados;
O "Shangxiang Incense" e "Touching Yuanbao" nesta música folclórica são todos costumes e hábitos do "God of Wealth" no quinto dia do primeiro mês do primeiro mês.Nesse dia, toda família limpava a casa, varreu o "pobre" para fora da porta e recebeu o "deus da riqueza" na casa.Como a imagem de Deus da riqueza é estabelecida?Quais são as diferenças entre a luz e a riqueza das pessoas para a riqueza nos anos antigos e modernos?Alguns dias atrás, Huang Jingchun, professor do Departamento Chinês da Universidade de Artes de Xangai e Zhang Bo, pesquisador do Instituto de Pequim da Universidade Beijing United, aceitou uma entrevista com o "leste e oeste" da agência de notícias da China para interpretar isto.
A entrevista está atualmente gravada da seguinte maneira:
Repórter da Agência de Notícias da China: Como é o costume de "Welcome God of Wealth" no quinto dia do primeiro mês do primeiro mês?Por que é chamado de "Breaking Five" no norte da China?
Huang Jingchun: A crença na riqueza folclórica chinesa pode ser rastreada até a dinastia Song.No final da dinastia Song Northern, a mudança de Jingkang, Meng Yuan, deixou Tóquio para morar em Lin'an (Hangzhou), e escreveu o livro "Tokyo Menghua Record" em seus últimos anos para se lembrar da prosperidade de Tóquio.Neste livro, Meng Yuanmao descreveu a cena das famílias domésticas nas ruas para comprar "riqueza" (ou seja, a estátua da riqueza).Nesse momento, o deus da riqueza não tinha um nome claro, mas era o Deus da riqueza.
O registro do "Bem -vindo God of Wealth" no quinto dia do primeiro mês foi visto no romance "Warning Qua" de Feng Menglong da dinastia Ming: "No quinto dia do primeiro mês, os costumes de Suzhou estão As famílias da família japonesa. betvictor com
Os dias de boas -vindas deus da riqueza em vários lugares não são os mesmos.Os costumes de receber os deuses da riqueza também foram continuamente integrados e gradualmente formaram os costumes populares de dar as boas -vindas ao deus da riqueza no quinto dia do primeiro mês do primeiro mês.Quando investigei Xangai, Guangzhou, Wuhan e outros lugares de 2000 a 2010, descobri que as pessoas em vários lugares têm diferentes atitudes em relação ao quinto dia do primeiro mês.
Além disso, a definição do quinto dia do primeiro mês do primeiro mês também é diferente.Liu Zhongyu, professor da Universidade Normal da China Oriental, comparou os "cinco quebrados" no norte e o "deus da riqueza" no norte. fortuna".As pessoas no norte e sul têm uma boa esperança de que a vida fique rica, mas suas atitudes e práticas são diferentes.
A diferença de atitude está relacionada às diferenças entre o desenvolvimento do norte e do sul.Em "O mapa do rio no Qingming", as pessoas podem ver intuitivamente a vida da dinastia canção do norte: comerciantes no rio Luohe, há muitas lojas e barracas nos dois lados da rua.Durante a dinastia Song, o Centro Econômico de Gravidade da China se moveu para o sul, a economia das commodities urbanas se desenvolveu rapidamente, os operadores de negócios e manuais continuaram a servir nas cidades, e a classe do cidadão continuou a crescer.A oração dos cidadãos pela vida não está mais satisfeita em "enviar pobres", mas expressando diretamente a busca de "riqueza".
Por outro lado, nos velhos tempos em muitas áreas do norte, a tradição da sociedade agrícola continuava, então "enviar os pobres" é o tom principal do quinto dia do primeiro mês do primeiro mês.A região norte também está relacionada ao quinto dia do primeiro mês do primeiro mês.Os antigos acreditavam que havia muitos tabus durante o ano novo.Portanto, o quinto dia do primeiro mês também significa tabus "enviando".Enviando vários tabus e "pobre", este é o principal conteúdo de "quebrar cinco" para expressar.
Repórter da Agência de Notícias da China: Você mencionou que o deus da riqueza tem fontes diferentes ao contar ao Deus da riqueza no quinto dia do primeiro mês do primeiro mês.Como a imagem de Deus da riqueza é estabelecida?
Huang Jingchun: Na dinastia Song, as pessoas comprariam "Fortune" e as postaram em casa."Fortune" é o retrato de retrato.Durante esse período, não houve descrição específica da imagem de Deus da riqueza.A dinastia Yuan começou a parecer uma bênção, também conhecida como a fortuna da fortuna.Existem quatro yuan de dramas diversos.Durante as dinastias Ming e Qing, a crença do Deus da riqueza havia sido passada para o norte da China.
Além de aumentar o Deus da riqueza, Zhao Gongming e o Deus de Five Tong têm as funções da riqueza.Da dinastia Yuan à dinastia Ming, adorar os "cinco links" gradualmente se tornou popular.A fonte do deus de Wutong foi na Índia e mais tarde foi introduzida na China.Desde a dinastia Tang, a lenda e a crença dos deuses de cinco caminhos começaram a aparecer.Durante a dinastia canção do sul, havia muitos templos em Jiangnan.
Existem muitos nomes diferentes, como os cinco deuses, os cinco deuses sagrados, os cinco deuses, os cinco Luchen, Huoguang e Ma Lingguan.As memórias de Lu Xun das "cinco luas" nos "cinco memoriais" referem -se aos cinco deuses.Suzhou e outros lugares também se referem ao Deus Wutong como "Deus Goro" e "Cinco Irmão Deus".A mudança do nome do Deus Wutong também estava relacionada à rejeição do confucionismo na época.
O Deus Wutong pode trazer dinheiro na lenda, mas o dinheiro não é dado em vão.Seu dinheiro é frequentemente roubado em outros lugares.Na perspectiva dos confucionistas, a busca de Deus de Deus é um deus maligno típico.É claro que, com o ladrão como o Deus da riqueza, por trás disso é o número total de riquezas sociais.O Deus Wutong não é o criador da riqueza, mas o Porter da riqueza. Eles não aumentaram a quantidade total de riqueza social.Da perspectiva do confucionismo, isso viola o conceito ético de confucionismo e corrompeu a atmosfera social.
O confucionismo promoveu o lançamento oficial do movimento de cinco caminhos.Sob essa pressão social, os deuses de cinco comas mudaram sua fama e também fizeram uma transformação de "estilo de Deus".Como resultado, o Deus da riqueza apareceu.Na disseminação do deus da riqueza, a interpretação da "Five Road" também evoluiu a conotação de "cinco elementos da justiça" e a bela visão de "Leste, Oeste, Sul, Norte e Médio.O deus da riqueza do Wulu mantém as funções do Deus Wutong, eliminou o roubo e o adultério e aumentou a conotação ética da lealdade, piedade filial, justiça e justiça.A transformação do Deus Wutong passou por centenas de anos.Sua imagem eclodiu do dilema da ética e anti -sociedade.
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Huang Jingchun: Os chineses estrangeiros também acreditam no Deus da riqueza.Vi um retrato do imperador em um restaurante chinês em Cingapura e perguntei ao chefe que estava pintando.Qianlong é o mesmo que "qianlong".Qianlong usa moedas de cobre gravadas com as palavras "Qianlong Tongbao" para formar um dragão.Há um qianlong com cerca de 2 metros de comprimento nas vigas do palácio na cidade proibida, o que significa que a casa está segura e os descendentes são esticados.O retrato chinês de Qianlong de Cingapura nos restaurantes e hotéis significa o significado de "Qianlong" harmonioso, orando por riqueza.
Nos países do sudeste asiático, como Malásia, Tailândia e Vietnã, existem costumes dedicados à Ford.A Ford é comumente conhecida como o proprietário, que é uma crença de riqueza formada sob a sociedade agrícola.Os imigrantes chineses transmitem a crença na terra Deus ao sudeste da Ásia e se integram à cultura religiosa local.Agora, também existem estudiosos que estudam a relação entre imigrantes chineses e costumes do sudeste asiático da perspectiva do folclore e da antropologia.
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Zhang Bo: A era dos jovens e modernos jovens é diferente, e há poucos registros da maneira de buscar riqueza para os jovens antigos.Mas as pessoas ainda podem ver a continuação e a mudança dos costumes a partir da comparação da riqueza antiga e moderna.
Em Suzhou, Jiangsu, quando a cabeça (isto é, o deus da riqueza de Deus), devemos pendurar a riqueza de Deus pintando o eixo no meio do salão de convidados. e "Five Dry" e "Five Wet" oferecem quatro tigelas e quatro pratos, e coloque as "três placas de animais" no meio: duas galinhas douradas, um lado das costelas .As galinhas devem ser amarradas em um lingote, e os títulos são vergonha;O comerciante também abriu o mercado em torno do quinto dia, adorou o deus da riqueza e recrutou as pessoas para beber álcool.A Jiaxing em Zhejiang também tem o hábito de pegar a estrada no quinto dia do primeiro mês. betvictor com
Os comerciantes em Shandong Jiaodong são particularmente específicos sobre os bolinhos de massa no quinto dia do primeiro mês.E ao comer bolinhos com alho como tempero, não fale sobre comer alho e diga "yicai".
O exposto acima são apenas os costumes e hábitos de algumas regiões no dia do quinto dia do primeiro mês.Os jovens contemporâneos são simplificados da maneira, mas também há certa herança, como ir ao templo no quinto dia do primeiro mês para orar por bênçãos, comer alimentos específicos e colocar objetos específicos em casa.As pessoas esperam ansiosamente sua vida melhor e "animar" por seu trabalho e vida.(sobre) betvictor com
Introdução ao entrevistado:
Huang Jingchun, professor e supervisor de doutorado do Departamento de Literatura Chinesa da Universidade de Xangai, estudou principalmente a literatura folclórica e o folclore.Mais de dez livros foram publicados e publicados mais de 100 artigos.Atualmente, ele é o principal especialista do Fundo Nacional de Ciências Sociais.Ele também é o vice -presidente da Sociedade de Alfândega Folclórica Chinesa, diretor do Comitê Associado de Literatura Folclórica nacional do Comitê Nacional de Revisão do Patrimônio Cultural Intangível, o diretor executivo da Sociedade de Literatura Chinesa e o vice -presidente da literatura folclórica de Xangai e Associação de Artistas.
Zhang Bo, pesquisador do Instituto de Pequim da Universidade de Pequim da China, vice -diretor de filosofia e ciências sociais de Pequim, Base de Pesquisa de Estudos, e também atuou como vice -presidente da sociedade folclórica chinesa, vice -presidente da sociedade de Pequim Fangzhi e Vice -Presidente da Associação de Pesquisa em Cultura da Capital de Pequim.Beijing "quatro lotes" talento.Mais de 20 tipos de "pesquisa sobre a dinastia Tang", "a pesquisa sobre a dinastia Tang", "The Time Sabedoria dos Chineses", "A popularidade dos chineses e a prática dos chineses", publicou mais de 200 acadêmicos artigos e escreveu mais de 10 relatórios de pesquisa.
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