Filosofia no Enem 1998-2018

um panorama da cobertura de filosofia no exame à luz dos documentos norteadores ao longo de 20 anos

  • Ester Pereira Neves de Macedo INEP
Palavras-chave: avaliação da educação básica, diretrizes da política educacional, ensino de Filosofia, Exame Nacional do Ensino Médio

Resumo

Este número 42 da Série Documental – Relatos de Pesquisa, intitulado Filosofia no Enem 1998-2018: um panorama da cobertura de Filosofia no exame à luz dos documentos norteadores ao longo de 20 anos, sintetiza os principais resultados obtidos em estágio de pós-doutorado realizado sob a supervisão da professora Dra. Wivian Weller, com o Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (Geraju) e a linha de pesquisa Estudos Comparados emEducação (Ecoe), na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB). Esseprojeto de pesquisa teve como objetivo atualizar e aprofundar os resultados de um estudodesenvolvido pela autora em 2012 como parte de uma parceria entre a Organização dosEstados Ibero-americanos (OEI) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisAnísio Teixeira (Inep), publicado posteriormente pelo Inep em 2015, com o título Filosofiano Enem: um estudo analítico dos conteúdos relativos à Filosofia ao longo das edições doEnem entre 1998 e 2011. Por meio de uma análise quantitativa e qualitativa da evoluçãoda cobertura de itens de Filosofia ao longo de 20 edições, esta investigação apontadesafios e possibilidades que o exame oferece à implementação dos referenciais curriculares.Este trabalho ganha particular relevância neste momento, tendo-se completado 10 anos daobrigatoriedade da Filosofia no ensino médio (2008-2018) e 20 anos do Enem (1998-2018),além da recente publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em dezembro de2018 e da reforma do ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ester Pereira Neves de Macedo, INEP

Doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de Toronto (2011). Mestrado em Filosofia Antiga pela Universidade de Toronto (2005). Mestrado em Letras Clássicas pela Universidade de Pittsburgh (2002) Graduação em Filosofia e Letras Clássicas (Línguas e Literaturas Grega e Latina) - McGill University (2001).Pós-doutoranda em Estudos Comparados em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (2019). Pós-doutorado em Filosofia Antiga junto à Cáthedra da Unesco Archai, com sede na Universidade de Brasília (2012).

Publicado
07-07-2022